Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

14.3.12

A 3a Guerra Mundial será na África? (Uma reflexão pós KONY 2012)

Esta semana vi o belo filme Kony 2012, onde um  americano propõe expor ao máximo a figura de Kony, um rebelde de Uganda que sequestra e maltrata crianças para criar um exército próprio (já faz isto há décadas). Com isto o cineasta pretende fazer com que este problema se torne visível, sensibilizando a população e as autoridades mundiais para tentar parar com esta prática.
A ação e a ideia são muito positivas, apesar de exalarem um certo messianismo, mas nada contra. E o filme é belo, triste e emocionante.


Por outro lado acompanhamos um crescente expansionismo da China no território africano. Empresas chinesas estão envolvidas em projetos de infraestrutura em diversas regiões da África. A China percebeu a oportunidade e está exportando sua capacidade e seu baixo custo para literalmente "pavimentar" o desenvolvimento africano.


Que a África precisa de ajuda humanitária e de infraestrutura ninguém duvida, mas o que acontecerá quando estes dois modelos mentais entrarem em conflito naquele continente? Pelo que me parece os chineses não aparentam muita preocupação com o indivíduo, mas sim com o coletivo, ou macro-coletivo (um ideal ou ideia por trás de massas humanas implantando este ideal). O governo chinês nunca demonstrou muita preocupação humanitária em relação aos próprios chineses (conceitos como direitos humanos e trabalhistas são bem diferentes na China, ao que parece). Não imagino que ele teria este tipo de preocupação em relação a outros povos. Assim, é possível que ao construir esta infraestrutura necessária ao povo africano as empresas chinesas gerem situações delicadas nestes aspectos em relação aos africanos nelas envolvidos, funcionários, comunidade, etc.


Numa situação desta, agora os vilões não seriam mais os próprios africanos, mas sim os chineses, e como reagiria o messianismo americano quando as estatais chinesas forem as culpadas por situações de miséria ou exploração de um povo já sofrido?


Não digo que isto esteja acontecendo ou que vá necessariamente acontecer, mas se a postura salvacionista americana cruzar com o expansionismo coletivo chinês na África talvez vejamos um conflito de grande ordem por lá. Honestamente espero que isto não aconteça, mas é algo para se pensar.

Sem comentários: