Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

21.12.12

Você sabe o que quer de quem você gosta?


Esta semana cheguei a uma conclusão simples, mas que acho importante para refletir sobre o que esperamos dos outros.

Existem inúmeras variáveis relacionadas ao nosso afeto, mas algumas fazem parte do Universo Adulto com mais frequência. Entenda Universo Adulto como aquele em que temos consciência de que não podemos ter tudo aquilo que desejamos, aquele onde temos de negociar com o outro, pois reconhecemos que o outro não é uma projeção de nossos desejos, mas sim outra entidade, que também busca suas coisas nesta vida. Se não há reconhecimento do outro enquanto outro, mas sim enquanto projeção de nossos desejos, não estamos nos relacionando com ele, mas sim com nossas expectativas em relação a ele, ou seja, não há o outro.

Numa relação podemos listar três variáveis fundamentais: O Sujeito (Quem), a Ação (O Que) e o Tempo (Quando). Para exemplificar: Desejo que Maria (O Sujeito) Faça Massagem em Mim (Ação) Todos os Dias (Tempo).

Qual dos três elementos é mais relevante para você? Maria, Massagem ou Todos os Dias? É importante definir para poder entender o que realmente deseja. A relevância vai determinar o que você procura.
Se para você a relevância é Maria, tem de entender que as outras duas variáveis podem ser negociadas. Pode ser que Maria não saiba fazer Massagem, ou que não queira fazer Todos os Dias. Talvez o resultado seja aproximado do que queria, mas nem sempre absolutamente igual ao esperado. Talvez Maria possa fazer Carinho Todos os Dias, ou Maria Faça Massagem De vez em Quando.
Se a relevância é Todos os Dias, talvez não seja necessária Maria, qualquer pessoa sirva, contanto que seja Todos os Dias. Se a relevância é Massagem, talvez nem seja Maria nem Todos os Dias.

Se você quer massagem, talvez seja necessário desvincular seu desejo de que Maria a faça. Esperar que Maria faça a Massagem pode gerar um transtorno na relação com Maria. Procure alguém que faça Massagem e aceite que Maria não pode te oferecer isto. Se sua relação com Maria depende disto, talvez seja melhor repensar sua relação. Mas se não depende disto e há outras coisas importantes associadas a Maria, não espere que ela satisfaça seu desejo. Vai surgir uma tensão entre vocês, pois você espera algo dela que na verdade não é dela, mas sim algo que está dentro de você.

Você realmente gosta de Massagem? Talvez Maria não. Então por que ficar frustrado com Maria? Por que culpa-la por isto? Por que entrar em conflito por isto?

Não dá para negar que existem questões morais que impedem algumas Ações (Quero que Maria Mate seu Pai Hoje), mas a equação funciona em muitas situações do cotidiano das relações interpessoais, e vale a pena pensar nela antes de jogar toda a responsabilidade na Maria pelo fato de ela não querer fazer massagem em você. Isto é um problema mais seu do que dela...