Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

4.5.12

Minhas dicas para a Virada Cultural

Melhores horários - De dia a Virada é ótima. À noite, recomendo eventos até meia noite, no máximo uma da manhã. Depois o pessoal fica bêbado e vi alguns casos de furto de celular nas aglomerações. Raras situações de violência, pode vir com a criançada neste horário sem erro.


Onde comer - Difícil de responder, pois os lugares ficam lotados, do boteco ao restaurante fino. Melhor se garantir e trazer lanche e água. Vai ter barracas no Minhocão com comidas de cozinheiros famosos, mas imagino que vai ficar coalhado de gente, não vai sobrar pedra sobre pedra.


Atrações -Um monte, veja todas no site oficial. Abaixo alguns dos shows que me chamaram a atenção:


Hermeto Pachoal no Centro Cultural Caixa, na Sé - Sábado 18h
Guizado - Coreto da Praça da República, Sábado 18h
Ray Lema e Orquestra Jazz Sinfônica - Praça Júlio Prestes Sábado 18h
Man or Astro-Man? - Barão de Limeira - Sábado 22h30
Suicidal Tendencies - São João, Domingo 9h30
Gilberto Gil - Praça Júlio Prestes Domingo 18h
SKW Trio (Skowa) - Coreto República Domingo 14h
Dexter - República Domingo 10h
Mutation (Psy Israel) Princesa Isabel, Sábado 21h
Mute (Psy Israel) Princesa Isabel Sábado 22h
Orquestras - Todas no Anhangabaú, Domingo durante o dia


São centenas de shows, exposições, performances, filmes, tem toda a galera Nerd fazendo batalha viking e cosplay, vai ser bem legal.
Um pedido! Sejam bem vindos ao centro, ele é de todos nós, mas evitem jogar coisas na rua e os excessos de bebida. A ocupação cultural é uma das melhores  coisas que nós temos, mas a sujeira e os excessos não.

3.5.12

Você é "verdadeiro"?

Quando vi publicada a imagem ao lado no Facebook não pude me conter. Afinal de contas, o que é ser "verdadeiro" ?


Alguém é "verdadeiro" aí? Ninguém mente, não se faz passar por alguém que não é, nem omite características pessoais visando um objetivo?


De acordo com alguns especialistas em comportamento, mentimos inúmeras vezes ao dia. O número de mentiras varia de acordo com o gênero e a situação (homens mentem menos que mulheres, se não me engano). Ou não é mentira quando uma mulher diz para a outra que ela está linda, mesmo que a outra esteja horrorosa? Ou quando um homem conta um causo sobre uma pescaria e o peixe a cada vez que conta aumenta de tamanho e de peso?
A mentira é considerada uma "cola" social, sem ela nossos relacionamentos se tornariam impossíveis. Um jornalista alemão lançou um livro sobre a experiência social que ele se impôs de não mentir em situação nenhuma. Me parece que a namorada foi embora, ele está com um dente a menos, estas coisas. Mentir faz parte da condição social humana.


É muito conveniente falarmos que nós somos "verdadeiros" enquanto os outros não são. Da mesma maneira que quando dizemos que falta aos outros Bom Senso (termo que me dá arrepio), estamos querendo dizer que falta ao outro o Nosso Senso. Nega-se o outro, assumindo que o Único Senso na verdade é o Nosso. 


Todos somos "verdadeiros", dentro de nossas complexidades e multiplicidades, mesmo quando mentimos. 


E se "verdadeiro" significa falar as "verdades" para os outros, cuidado! Isto tem outro nome. Chama-se Grosseria.

2.5.12

Tem gente ainda usando a pulseirinha mágica! Uia!

Sei que pode parecer polêmico, mas quando vi a foto do Marcelo Serpa dando palestra na Wave (encontro publicitário e tentativa de Cannes latina) reparei imediatamente na pulseirinha do equilíbrio no braço dele.
Lembra da pulseirinha? Prometia dar equilíbrio ao corpo, energizar sei lá o quê, vendia até na padaria e por um preço bem salgado.
Existem algumas possibilidades para ele usar esta coisa:


1 - Ele está desinformado e não viu todas as matérias que saíram nas mídias e que foram retransmitidas nas redes sociais dizendo que o troço simplesmente não funciona. Mais do que isto, que eu me lembre o dono da empresa está sendo processado por vender algo que não funciona (tecnicamente - propaganda enganosa)


2 - É um amuleto, e ele tem fé no objeto. Carrega por acreditar, não por ter funcionalidade prática nem base científica.


3 - Ele usa por moda, já que milhões de pessoas usaram por estilo, por quererem associar sua vida às vidas de esportistas do mundo inteiro que entraram na onda da pulseira. Mas... saiu da moda há alguns anos, e que eu saiba poucas pessoas usam esta coisa. Qualquer um que leia Caras (não precisa ser a The Economist) sabe que a galera moderna deixou de usar esta coisa. Não vende mais nem no camelô da 25 de Março.


4 - Ele é responsável pela conta da empresa que importa a pulseirinha, e usa no pulso para divulgar o produto e estimular a credibilidade no treco, mesmo tendo informações de que é propaganda enganosa.


De todas as opções, a única razoável e não-questionável é a 2, ele ter fé no negócio. O resto mostra desinformação, cafonice ou má-fé.


Cá entre nós, se você tem fé no seu ursinho de pelúcia, ou em algum objeto mágico, não precisa mostrar para todo mundo. Principalmente se está cheio de matérias e cientistas falando contra isto. Não agrega nada você ir dar uma palestra com seu ursinho de pelúcia místico debaixo do braço... Que tal botar a pulseirinha mágica no bolso, só para não pagar mico?