Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

3.5.12

Você é "verdadeiro"?

Quando vi publicada a imagem ao lado no Facebook não pude me conter. Afinal de contas, o que é ser "verdadeiro" ?


Alguém é "verdadeiro" aí? Ninguém mente, não se faz passar por alguém que não é, nem omite características pessoais visando um objetivo?


De acordo com alguns especialistas em comportamento, mentimos inúmeras vezes ao dia. O número de mentiras varia de acordo com o gênero e a situação (homens mentem menos que mulheres, se não me engano). Ou não é mentira quando uma mulher diz para a outra que ela está linda, mesmo que a outra esteja horrorosa? Ou quando um homem conta um causo sobre uma pescaria e o peixe a cada vez que conta aumenta de tamanho e de peso?
A mentira é considerada uma "cola" social, sem ela nossos relacionamentos se tornariam impossíveis. Um jornalista alemão lançou um livro sobre a experiência social que ele se impôs de não mentir em situação nenhuma. Me parece que a namorada foi embora, ele está com um dente a menos, estas coisas. Mentir faz parte da condição social humana.


É muito conveniente falarmos que nós somos "verdadeiros" enquanto os outros não são. Da mesma maneira que quando dizemos que falta aos outros Bom Senso (termo que me dá arrepio), estamos querendo dizer que falta ao outro o Nosso Senso. Nega-se o outro, assumindo que o Único Senso na verdade é o Nosso. 


Todos somos "verdadeiros", dentro de nossas complexidades e multiplicidades, mesmo quando mentimos. 


E se "verdadeiro" significa falar as "verdades" para os outros, cuidado! Isto tem outro nome. Chama-se Grosseria.

1 comentário:

Luty disse...

Oi Alê,
Estava lendo o seu blog e pensei um pouco sobre esse seu tema.. mentir é social, mas até que ponto a mentirinha é aceitável e até que ponto ela passa a ser doentio..
Viver uma vida em que você parece ser algo, ou parece ter algo não é legal.. não é fácil manter grandes mentiras...
As mentiras podem começar pequenas, voláteis, inofensivas.. mas algumas vezes elas podem se acumular e ficar incontroláveis..
Sobre "Bom senso".. bem.. acho que sempre existe um senso comum do que é aceitável e o que não é... ou o que é educado e o que não é... e sei que muitos deles mudam de acordo com o lugar que você está ou costumes que as pessoas tem... sei lá... viver não é tão difícil.. o difícil é conviver com outros!
Saudades de você e espero que esse meu comentário não seja muito rude... pode dizer a verdade! =P