Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

26.7.13

Um dia todos os Zoológicos serão assim?














Fiquei impressionado com uma série de fotografias de um Zoológico na Índia: Como a poluição naquela região é absurdamente alta, toda a vida selvagem desapareceu. Florestas com árvores centenárias foram consumidas nas usinas de carvão, e as condições são tão precárias que os animais não conseguem respirar.
O que a companhia de energia fez? Criou um Zoológico cheio de estátuas. Não há nenhum animal vivo lá dentro, apenas as imagens dos animais que existiam no local (e outros bizarros, como dinossauros).

"O zoológico é um lembrete sombrio do relacionamento que agora existe entre o homem e a natureza", diz Tanvi Mishra, o fotógrafo que retratou o local.

Acho que deve ter muito eco-chato que é contra os Zoológicos que vai dizer: Que bom, é isto mesmo, animais não devem ficar em Zoológicos. Vamos libertar os bichinhos e correr na relva em câmera lenta enquanto toca uma música da Enya ao fundo.

Mas a pergunta que fica ao lermos notícias como esta é: Libertar onde? Se o ambiente de determinados animais está tão degradado que não possibilita a reinserção, o que fazer? Matar todos os Pandas? Porque não tem espaço mais na natureza para libertar os Pandas, fazer o quê?

Vamos deixar que estes animais desapareçam?

O grande problema que os Zoológicos gerenciam é que eles têm de cuidar de um problema que apareceu antes deles, e eles não são culpados disto. Eles fazem parte do processo de preservação de espécies, mas a parte que em alguns momentos não gostamos de lembrar. Já destruímos boa parte do planeta, e agora temos de lidar com o fato de que a sobrevivência de algumas espécies depende de manejo intensivo e reprodução em cativeiro. Este Zoológico na Índia faz a gente pensar bastante...

Falo isto como patrocinador e diretor da agência que cuida da comunicação da SZB - Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Brasil, e que têm um desafio enorme de estabelecer padrões importantes na manutenção dos animais num mundo cheio de problemas. Posso dizer que não é uma tarefa fácil a da SZB. Mas a briga que ela comprou é digna, e vamos continuar a sustentar este grande desafio.


21.7.13

Procrastinar - Talvez o comportamento mais perigoso que você pode ter

Procrastinar significa adiar, deixar para depois. Criar uma justificativa mental para não realizar o que precisa ou deseja hoje e deixar para amanhã.

O grande problema por trás deste comportamento não é só adiar algo que se deseja fazer (precisamos fazer), mas sim ficar com a falsa sensação de que um dia iremos realizar aquilo. Afinal de contas, se temos uma boa justificativa hoje para adiar, com certeza amanhã inventaremos outra!

Óbvio que todos fazemos isto, inventamos as desculpas mais incríveis para evitarmos ter de tomar uma atitude ou realizar algo.

Repare na lista de justificativas a seguir:

- Não tenho tempo
- Não é tão fácil como parece
- Nunca aprendi a fazer isto
- Meus pais não me estimularam
- Minha vida é difícil
- Tenho de trabalhar
- Tenho de ganhar dinheiro

Deve ter mais de cem outras frases que cabem aqui. Mas agora olhe com atenção para elas. Reparou?

Elas servem para qualquer um, todo mundo tem pouco tempo, têm dificuldades com coisas novas, não foi devidamente estimulado, e por aí vai...

Tenho sido pouco tolerante com pessoas que falam estas frases para mim. O que me faz ser mais paciente com quem fala isto é uma frase do Lincoln: "Aprendi a tolerar os medíocres; afinal Deus deve amá-los, porque fez vários deles".

Muita insensibilidade da minha parte? Acho que não, só me entristece ver gente que têm potenciais incríveis e fica enrolando, ao invés de expandir suas possibilidades, e viver achando que no dia seguinte alguma mágica irá mudar sua postura perante o mundo...


Se você realmente acha que é melhor deixar para depois e ficar enrolando, abaixo postei um vídeo que tem 24h de duração com um gatinho colorido voando (Nyan Cat, para os conhecedores).
Bom vídeo!