Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

3.3.12

O problema do Jornalismo de hoje são os Jornalistas, ora bolas

Acho gozado pessoas que culpam entidades abstratas e inocentam pessoas. Gente que fala mal da "Elite", por exemplo. Quem é esta tal de "Elite"? O que faz alguém pertencer a esta entidade abstrata? Todas estas entidades são desculpas para dizermos "os outros, não eu". Sempre nos esquivamos, nos eximimos das culpas, e atacamos o outro, e para isto usamos palavras genéricas que podem ser usadas em várias situações diferentes, sem risco de errar, pois ninguém se considera parte delas. Sempre achamos que nós somos bons, os outros é que são maus.
Sou leitor voraz, e adoro todos os tipos de leitura. Notícias sempre me atraíram, quer seja pelo exótico, quer seja por querer entender diferentes questões que acontecem ao redor do mundo.
Mas tenho reparado que há muitos jornalistas preguiçosos nas mídias digitais. Um exemplo? Uma matéria sobre um novo restaurante que tinha tudo, menos a ficha técnica do local, ou seja, onde fica, telefone e link pro site. Você lê a matéria e depois tem de ir pro Google procurar o básico da notícia...
A notícia que hoje me deixou besta foi a de que (segundo o jornalista) "Os Ricos são mais propensos a trapacear", divulgando uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.
Acho que como tinha assinatura de uma Universidade famosa, o jornalista sequer se deu ao luxo de parar para pensar antes de replicar o que estava lendo. Traduziu, "tropicalizou" (adaptou ao estilo brasileiro) e nem sequer cogitou pensar na notícia que estava escrevendo. A pesquisa diz que pessoas com maior poder aquisitivo têm maior tendência de passar no sinal vermelho, fazer pequenas tramóias e enganar os outros. Ora, meu amiguinho proto-jornalista, pense que pode ser o contrário! As pessoas que são mais picaretas tendem a ter maior poder aquisitivo, já que são mais hábeis em enganar os outros e usar as leis ao seu favor, de uma maneira mais individualista que a média! Acho que você perdeu uma ótima oportunidade de se posicionar de maneira interessante questionando a pesquisa, ao invés de assumir uma verdade e só repassá-la, contribuindo para a ignorância geral.
Por estas e outras vejo que o fluxo de comunicação nas mídias sociais e digitais em geral é apenas replicação de informação, sem questionamento, apenas divulgação. É mastigação e excreção, sem digestão. Hora de começar a ler e refletir, não é?

2.3.12

O Facebook é o Taxista da Era Digital!

Quantas vezes você entrou no Facebook e encontrou um monte de gente falando sobre o clima? 
"É, vai chover"
"Este calor está insuportável"
"Parece que vem uma frente fria no final de semana"

Ou falando sobre o final de semana?

"Oba, é sexta"
"Já é domingo? Que pena"


E sobre jogo de futebol?
"O Corinthians não está em boa fase, né?"
"Você viu o gol que o Alex perdeu?"
"Com este técnico o São Paulo não vai para a frente"


Por estas e outras percebo cada vez mais que o Facebook na verdade é um enorme Táxi digital. Como a conversa não evolui, só dá para ficar na base do papo furado. Ninguém entra no Facebook (nem no Táxi) e começa conversa existencial, profunda. Só quando quer impressionar, mas quem quer impressionar o Taxista? Só gente que tira foto querendo pagar de bacana para literalmente qualquer um, momento apelação total. Mas a média das pessoas simplesmente fica no pré-trivial, ou seja, em lugar nenhum da comunicação.


Logicamente estou falando de pessoas banais, diferentes de mim ou de você, que somos pessoas refinadas e só de vez em quando acessamos o Facebook, mais para se manter atualizado. O resto de tempo passamos salvando criancinhas e lendo Shakespeare. Como têm gentinha neste mundo, né?


A Evolução do Sorriso

Recebi uma imagem de um amigo, ela diz que fomos projetados para sorrir. Mas o sorriso evoluiu de uma maneira bem estranha, e a risada também.
De acordo com Ramachandran, excelente escritor e neurocientista, em todas as outras espécies arreganhar a boca e mostrar os dentes é sinal de agressão, só na raça humana é que tem outros significados.
Curiosamente em nossa espécie se transformou em símbolo de empatia e diversão. Freud já havia notado o poder malvado da risada. Como digo, prefiro rir com alguém do que rir de alguém. E rir de alguém é uma estratégia eficaz de cooptação do interlocutor, como Freud percebeu em seu livro sobre Piadas (sim, ele escreveu um livro assim, e é incrivelmente consistente, como tudo em Freud). Ao "atacarmos" ironicamente alguém fazendo o interlocutor rir de nosso comentário, trazemos o cara para nosso lado "subornando" com o prazer gerado pela risada. É um tipo de agressão, mas não se compara à atitude defensiva de eriçar os pelos e arreganhar os dentes. Os babuínos têm dentes grandes que são ornamentais, não servem para mastigação nem para morder, apenas para intimidar.
No nosso caso a grande diferença são os neurônios espelho, abundantes em nossa espécie, que ajudam no processo de mimetização do que vemos. Assim, quando vemos alguém rindo também rimos, e assim surge o contágio de risadas.
Acredite se quiser, já existiram casos de contágios seríssimos de risadas, sendo que alguns locais tiveram de ser isolados por causa do descontrole da situação. Na África o surto só passou depois de dois anos de ter começado...


O que começou como instinto de defesa em nossa espécie se transformou em empatia. Mistérios darwinistas...

1.3.12

O Futuro do Hambúrguer - Vegetarianos,e aí? Vão encarar?

Tem bastante cientista tentando desenvolver carne artificial para consumo humano. Sei que o desafio da alimentação é o maior que teremos em breve, comparável ao de combustível.  Mas as opções são terríveis, e estou falando de insetos. Sim, maior fonte de proteína disponível por aí. Como já comi bicho da seda e grilo, posso dizer que, apesar da pouca experiência com insetos, vou evitá-los o máximo possível, o gosto realmente não atrai nem um pouco (as perninhas do grilo são bem desagradáveis).
Mas tem gente que não quer comer inseto, muito menos depender da criação e abate maciços de bois, carneiros e ovelhas! Tem gente que já está clonando hambúrguer!
A equipe que desenvolve o hambúrguer de carne clonada estima que vai gastar mais de 500 mil reais no primeiro hambúrguer, mas parece que para ele ir para as grelhas ainda vai demorar um pouco.
O que eu mais penso sobre isto é sobre o dilema moral dos vegetarianos - a partir do momento em que a carne for clonada, não há mais morte de bichinhos, certo? Então, os vegetarianos, a princípio, poderiam comer um belo e sangrento hambúrguer, ou não? Qual vai ser o novo dilema moral perante esta situação?
Algum vegetariano se manifesta?

Sua vida sexual anda complicada?

Já foi o tempo que lamber os pés de uma moça era considerada uma tara absurda e passível de prisão. Hoje o mundo ficou bem mais complicado. Estava lendo uma matéria onde um cara pergunta para a psicóloga de plantão se querer ser um escravo sexual é algo estranho. Se querer ser humilhado pisado, trancado numa jaula etc seria algo abominável e criticável.
Cara, apesar de eu não ser psicólogo posso te responder: É sim, não é normal alguém querer ser esculachado e pisado, com uma roupinha cheia de tachas, mas você pode fazer isto se quiser. Faça à vontade, tá cheio de gente assim, veja quem estuda para passar em concursos públicos. O que este cara está querendo? Atender no balcão do posto de saúde? O que vai acontecer com o figura? A busca por humilhação é interminável.
Eu passo por isto o tempo todo, cada vez que faço uma prospecção de negócios. Você está lá, à disposição do potencial cliente. Se ele pedir para você fazer uma imitação do Sérgio Reis você bota o chapelão e começa a cantar Menino da Porteira...
Mas a questão não é esta. Há inúmeras modalidades sexuais ainda não catalogadas, e queria mostrar pelo menos três (sempre faço três pois tenho preguiça e o leitor também não teria paciência de um compêndio com 1650 taras... Pensando bem, o leitor provavelmente adoraria... Vou repensar meus posts)


Eragomania - O grande barato destas pessoas é transar com pessoas vestidas de dragão. Quanto mais fiel for a fantasia maior o prazer.
Alguns casos de queimadura de 2o grau foram constatados na Indonésia, durante a filmagem de "Se beber não case 3". Um ator vestido de Mushu, de Mulan, acabou falecendo numa cena de asfixia sexual misturada com gás hélio. Ninguém entendeu suas últimas palavras, pois foram faladas com voz fininha por causa do hélio...


Nanoacrosexualidade - Estranho fetiche por anões em aviões que simulam gravidade zero. Semelhante ao porco besuntado de festa junina, o barato é conseguir pegar o anão, que se esquiva flutuando pela nave. A diferença entre o que vai acontecer depois eu prefiro não comentar...


Aboboramania - Mais comum na época do Halloween, é um estilo de vida onde pinta-se partes do corpo de laranja, como se fosse uma grande abóbora. O único local não permitido é na cabeça, para não ficar parecido com espantalho de filme de terror. É um tipo de exibicionismo Vegan, um lance de reciclar a sexualidade. Ainda não entendi direito. Agradeço se algum leitor praticante explicar.


Acredito que meus leitores tenham conhecimento de outras inúmeras fantasias, e agradeço a contribuição mandando maiores informações para criarmos um grande catálogo para orientar as novas gerações sobre o que é interessante no mundo do sexo!


29.2.12

Para os amantes dos animais e otakus em geral

Linda campanha, realismo fora de série, jingle incrível! Adorei os óculos vintage... Por sinal o que são aqueles gestos com uma cesta que ele faz?


Godzilla é aqui!


Adorava os filmes e seriados de monstro que inevitavelmente destruíam Tóquio, aquela coisa do monstro ser de borracha com zíper nas costas e o cenário de papelão.
Ontem li que o maior medo do governo japonês quando a Usina Nuclear de Fukushima vazou era a total destruição de Tóquio, e aí eu pensei: Os seriados e os filmes refletiam um temor profundo dos japoneses, de que um dia a força motriz da civilização deles poderia ruir. 
Isto tem relação com a unificação do império japonês, com toda a sua cultura de clãs espalhados, guerras tribais e características culturais. Como na China e Itália, há pouco unificadas, e a África, ainda tribal.
Como os clãs japoneses deram espaço a uma cultura diversa porém centralizada, a perda do centro seria catastrófica, principalmente pelo fato de que os clãs não teriam condição de se reerguerem de maneira independente: Eles agora dependem da unidade.
Godzilla ou Fukushima são o pesadelo das culturas que passaram por um processo recente (do ponto de vista histórico) de unificação. Nada como um grande oponente, com a magnitude de Tóquio, para destruí-la.
Nada de novo, Tanathos versus Eros, Mal e Bem, e por aí vai. Mas que sempre existe um pesadelo horrível que complementa nossos melhores sonhos, existe. Não há como evitar.

O que é o Marketing, afinal?

Muita gente confunde Marketing com Publicidade, como se divulgar um produto fosse a essência do Marketing, e não é.
Uma das vertentes mais utilizadas do Marketing hoje é a orientação do produto para vários públicos, assim você pode aproveitar ao máximo aquilo que já tem, apenas fazendo algumas adaptações.
Vamos dizer que você tenha uma gravação, um áudio, que diz "Vai, Isto, Continua, Vai, Não pode parar."
O que fazer com uma coisa destas? Use o Marketing ao seu favor!


Produto 1 - Áudio Book Motivacional - Aproveite a onda de gente desanimada com seu trabalho e com a vida e lance uma versão em CD para que as pessoas se sintam motivadas a continuar a vidinha besta delas!
"Vai, Isto, Continua, Vai, Não pode parar."


Produto 2 - Fone Erótico - Crie uma versão afinando a voz do áudio e deixe em looping num telefone, cobre por minuto!
"Vai, Isto, Continua, Vai, Não pode parar."


Produto 3 - Puxador de Escola de Samba Eletrônico - Para ensaios em geral e quando o puxador oficial não comparece. Coloque a foto dele em algum lugar visível e deixe a gravação rolando.
"Vai, Isto, Continua, Vai, Não pode parar."


Produto 4 - Personal Trainer Digital - Crie um aplicativo para Iphone ou Android com sua gravação: O treinamento de seus clientes vai ser turbinado pelas frases motivacionais!




Existem infinitas possibilidades para seu produto, que antes era uma bobagem e agora será disputado a tapas pela multidão. Sucesso em sua empreitada... Não desista! "Vai, Isto, Continua, Vai, Não pode parar."

28.2.12

Quer saber por que não usar drogas, amiguinho?

Preciso dizer alguma coisa?


Aula de Resmungar - Parte 1

Vemos muitas pessoas resmungando por aí, é comum ouvirmos pessoas que acham que o mundo deve algo a elas. De certa maneira elas têm razão, pois compraram um projeto de vida criado por alguém e na hora de entregar o vendedor sumiu...
Mas resmungar é uma arte, e vejo que há um número enorme de pessoas que simplesmente não conhecem a etiqueta do Resmungo. Seguem algumas orientações básicas:


1 - O mundo é contra você, e a pessoa que está na sua frente também é
Vejo um monte de pessoas resmungando sem aproveitar a oportunidade de culpar o outro pela sua infelicidade. Foque no seu interlocutor, veja como ele deixou de te fazer feliz e explore melhor esta questão! Uma oportunidade única de transferir seus problemas em tempo real.


2 - Resmungar sobre saúde é coisa de velho
Pare de falar que tem dor nas pernas, varizes ou dor nas costas, é de mau gosto e denuncia a sua idade. Seu resmungo deve ser sobre duas coisas: Dinheiro para realizar luxúrias de consumo ou Tempo para realizar suas luxúrias carnais. Assim a pessoa vai saber que você conhece coisas bacanas e quer mais e que é assediada mas não tem tempo para desbundar como poderia. Só se o dia tivesse 40 horas e tivesse uma provisão interminável de Pomada Minâncora.


3 - Resmungar baixinho é para os fracos
De que adianta reclamar se ninguém ouve? A ideia é que o resmungo atrapalhe o bom andamento das conversas dos outros, que ele predomine no ambiente, de tal maneira que qualquer um tenha um dia pior depois de ter cruzado com você.


4 - Não arranje cúmplices, sofra sozinho
A coisa mais odiosa de resmungar é encontrar alguém que compartilhe de seus sentimentos. Quando seu interlocutor concordar, mude de assunto e use a técnica número um, mande bala no seu interlocutor! É horrível sentir empatia e ao mesmo tempo resmungar. Há um misto de felicidade e desagrado que acaba prejudicando todo aquele momento infeliz que você está passando.


Continue resmungando, mas com estilo, por favor!

27.2.12

Você está gritando por gritar ou quer que alguém te ouça?

Num almoço na Vila Madalena quase não consegui comer com tanta gritaria. Ao meu lado uma adolescente de uns 20 anos (adolescência hoje vai até uns 30), kit moderninha (bem cuidada, cabelinho da moda, vestidinho florido) gritava e chorava convulsivamente com pai, que ouvia calado. Na verdade calado é pouco, o cara era uma estátua. A infeliz estava furiosa com outra pessoa e expressava seus sentimentos em alto e bom tom, pouco se lixando se estava incomodando todas as mesas ao redor.
Aí eu pensei: Se eu acendesse um cigarro aqui, o mundo iria parar. Iriam chamar o Kassab e sua equipe de vigilância de bons modos sociais, me jogariam pela janela, o escambau. Mas é só com o cigarro, e com talvez outras coisas, como ser pobre ou sujo que as pessoas se incomodam. A total invasão de espaço sonoro (não sou obrigado a ouvir o que a Tia Nena acha da moça, nem quero saber quem é a Tia Nena) é justificável, pois ela está expressando a sua opinião, e que o mundo tolere seus resmungos e infantilidades. É assim que a coisa vai.
O inacreditável, e óbvio, era o total alheamento do pai. Não só deixou a filha gritar, como não a consolou, não fez nada para que aquela ceninha acabasse. Nem colo nem preocupação com os que estavam ao redor.


Mas não, não é porque o pai é assim que ela estava agindo desta maneira. Nem é porque a escola não a educou direito sobre boas maneiras. E nem porque estava barulhento o restaurante. A questão é que todo mundo quer expressar os seus sentimentos, mas ninguém quer dialogar. A infeliz só queria gritar, não queria que ninguém a escutasse. Veja a quantidade de gritos espalhados pelas Redes Sociais que perceberá que não há intuito de comunicar, de dialogar, apenas de gritar. E posso garantir que um mundo cheio de gente gritando por gritar não é um mundo melhor.

26.2.12

Auto-percepção - Você tem?

Adoro observar as pessoas na rua e pensar por que elas "definiram" aquele estilo de vida, aquela maneira de se vestir, de andar etc.
O que percebo, na maioria das vezes, é que as pessoas projetam percepções que tem de si mesmo ao admitirem um estilo. Algo como assistir Matrix, se identificar com o Keanu Reeves e resolver se vestir como ele (por sinal onde anda o moço?)
O fato do cara ser totalmente diferente não atrapalha a vontade de se vestir como o ídolo.
Da mesma maneira vejo o pessoal se projetando nos cantores, nas modinhas e em tudo que é possível se projetar. Há uma necessidade constante de ter referências, mesmo que elas não tenham nada a ver com você.
Vale a mesma coisa para o pessoal Cosplay, que se veste como personagem de desenho animado. Será que o pessoal não tem espelho? Ou o espelho é pouco perante a grandiosidade (ou pequenez) de seus egos? Sempre me surpreendo.
Selecionei um belo vídeo de Wannabes cantores. Cantar faz bem, mas filmar é botar no YouTube requer falta de noção! Prepare os ouvidos!



Vídeo Misterioso - O que está acontecendo nele?

O vídeo abaixo é a prova que não é possível entender algo sem conhecer a linguagem e o contexto. Eu sempre achei que dava para entender alguma coisa só vendo os gestos e as expressões, mas depois deste filminho fui convencido de que não tenho noção do que esteja acontecendo. É ver para crer...
Mais de 150 milhões de pessoas assistiram esta birosca! Não sei o que é pior, o filme ser incompreensível ou 150 milhões de pessoas assistirem.  O que será que esta multidão viu?