Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

11.2.12

O que é Sorte? O que é Azar?

Hoje na minha ginástica (ou seria mais chique dizer fitness?) aconteceu algo interessante. Enquanto estava fazendo musculação tinha um cara fazendo supino com um monte de peso, um pouco mais do que ele aguentava. Quando foi desmontar a barra, três anilhas de 15Kg caíram ao redor dos meus pés, dando um baita susto em mim e nele.


Três objetos deste peso caindo de mais de um metro de altura podem gerar um estrago no pé de uma pessoa, são nove sacos de arroz.


O cara olhou assustado e eu fiquei meio bravo. No fim, eu disse para ele: "Você teve azar de deixar cair e eu tive sorte de não caírem no meu pé".


Aí pensei no que pode ser a Sorte e o que pode ser o Azar? Como naquelas histórias de acidente de avião que o cara chegou atrasado e perdeu o vôo fatídico. Imagino que na hora que o ele chegou no aeroporto se sentiu o último dos mortais, mas quando viu a bola de fogo na televisão ajoelhou e agradeceu aos deuses pelo atraso.


Lembro de uma frase do Steven Pinker, neurocientista instigante, que define a felicidade como sendo "o intervalo de tempo que começa quando você sabe que teve um aumento de 10% no salário até o momento em que descobre que todos seus colegas tiveram um aumento de 20%".


De certa maneira Sorte e Azar são definidos da mesma maneira, dentro de uma linha de tempo e narrativas pessoais, pois o desencadear dos fatos posteriores irá realmente estabelecer o que foi um ou outro. E, como a linha de tempo e narrativa (fluxo e como a consciência estrutura o passado) só terminam com a morte: enquanto estamos vivos teremos de nos contentar em saber que a Sorte ou o Azar são apenas definições temporárias, e que um dia esta "Tag" pode mudar, e ganhar na loteria será péssimo e sua casa desmoronar foi o melhor que poderia ter acontecido em sua vida.

Sem comentários: