Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

6.2.12

Cada um tem sua moeda

Estava conversando com um especialista em Recursos Humanos quando ele me disse que uma das coisas mais importantes da vida é identificar qual é a sua moeda.

Moeda é aquilo pelo qual você faz as coisas. Há pessoas muito infelizes não por que não conseguem se realizar, mas pelo fato de não saberem o que querem em troca do mundo.

Lógico que todos queremos felicidade, sucesso, saúde, etc. Mas quando saímos todos os dias em busca de alguma coisa (e praticamente todos fazem isto), acabamos não tendo foco no que queremos trazer de volta.

Uma das moedas é, claro, o dinheiro. Há pessoas que buscam o dinheiro como resultado das coisas que faz. Quando volta para casa com dinheiro, ele se realiza. Mas nem todos são assim, apesar de acharem que este é o caminho, ou o único caminho. Dinheiro é importante, compra brinquedos, paga contas e traz status, mas ele não é a única moeda existente.

A outra é o reconhecimento, que pode ter algumas vertentes, as mais relevantes são:

O aplauso - Você fica feliz de se destacar, de estar num patamar que sacia sua vaidade e mostra para o mundo inteiro seu valor.

O abraço - Você quer que as pessoas te amem, te aceitem, e isto traz sua satisfação e felicidade.

Obviamente não temos moedas "puras", apesar de que algumas pessoas só buscam exclusivamente uma ou outra: A grande maioria tem um mix dentro de si, misturamos um pouco de cada moeda. Mas precisamos manifestar nossa busca por cada uma delas, pois o dinheiro não vai satisfazer nossa vontade de aplauso ou de carinho, nem vice-e-versa.

Da mesma maneira que não dá para eu chegar no açougue, fazer um pedido e na hora de pagar eu abrir os braços e dizer pro cara: "Vem cá e me dá um abraço", também não é possível encontrar certas satisfações em locais que só podem te dar dinheiro.

Por estas e outras razões que sempre dei aula, é uma oportunidade de troca imensa, e é no carinho e no aplauso que preenchemos algumas das coisas que procuramos por aí.

Groucho Marx, um dos meus ídolos e um dos grandes humoristas de todos os tempos comenta em sua autobiografia que certa vez encontrou com um casal de fãs na rua que queriam conversar com ele. Um deles disse: "Você é o Groucho, né? Por favor, não morra!". Para ele, aquilo valeu todo o trabalho.

Me sinto deliciosamente carinhado quando encontro com um ex-aluno que me fala da importância das aulas que dei e como elas tinham sido importantes para ele.

Hoje vi uma manifestação muito bonita no Facebook onde muitos alunos teceram os maiores elogios a mim. Nenhum dinheiro compra isto. Obrigado a todos. 

Sem comentários: