Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

5.2.12

Isto é arte para você?

Foi esta pergunta que inaugurou minha sessão de fotos de domingo. Eu estava embaixo do Minhocão, centro de São Paulo, observando a linda luz de final de tarde quando um morador de rua se aproximou para conversar.


- Isto é arte para você?


Eis a bela pergunta. Sorri, e disse que sim, por algumas razões. A primeira era a luminosidade amarelada que batia num filtro de barro no chão. A outra era a composição gerada pela sombra, filtro e ambiente. E, por último e não menos importante, a descontextualização (e recontextualização) do filtro, aquele objeto que remete à cozinha, colocado no meio da ilha, e os carros passando.


O rapaz sorriu, e ficou me observando fotografar.


Tirei outras belas fotos no dia, depois procurem no meu perfil do Facebook ou no Flickr, mas a pergunta me fez refletir. Do ponto de vista social, o morador de rua é uma versão urbana da questão essencial que Duchamp instalou no meio artístico.


Domingo no viaduto é dia de feira, a quantidade de moradores de rua aumenta consideravelmente na região. E lá estavam eles todos fazendo a siesta, no final de tarde, jogados num determinado local distante do filtro. Portanto, aquele local era a varanda deles, ou o quarto.


Na praça ao lado pude ver outros tantos moradores de rua dormindo ao lado de pilhas de restos de verduras. Perto das árvores, várias frutas, algumas inteiras, outras só os restos. Estávamos na dispensa.


Onde eu pisava sem saber era a cozinha, pude depois notar restos de madeira queimada e panelas velhas.


Entrei num universo mágico semelhante ao meu mundo mas não fui capaz de identifica-lo. Sem pedir entrei na cozinha, comecei a tirar foto "dentro" da casa do cara. E ele, gentilmente me perguntou se isto que eu fazia era arte.


Sempre as perguntas são mais interessantes que as respostas.

1 comentário:

Ricardo disse...

Escrevi uma vez que a casa dos moradores de rua, adultos e crianças, é de Bobos, pois não tem teto nem parede, mesmo assim está ali, no algum lugar e, mesmo com o convite, a dificuldade maior está no entrar.

Ri