Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

29.2.12

Godzilla é aqui!


Adorava os filmes e seriados de monstro que inevitavelmente destruíam Tóquio, aquela coisa do monstro ser de borracha com zíper nas costas e o cenário de papelão.
Ontem li que o maior medo do governo japonês quando a Usina Nuclear de Fukushima vazou era a total destruição de Tóquio, e aí eu pensei: Os seriados e os filmes refletiam um temor profundo dos japoneses, de que um dia a força motriz da civilização deles poderia ruir. 
Isto tem relação com a unificação do império japonês, com toda a sua cultura de clãs espalhados, guerras tribais e características culturais. Como na China e Itália, há pouco unificadas, e a África, ainda tribal.
Como os clãs japoneses deram espaço a uma cultura diversa porém centralizada, a perda do centro seria catastrófica, principalmente pelo fato de que os clãs não teriam condição de se reerguerem de maneira independente: Eles agora dependem da unidade.
Godzilla ou Fukushima são o pesadelo das culturas que passaram por um processo recente (do ponto de vista histórico) de unificação. Nada como um grande oponente, com a magnitude de Tóquio, para destruí-la.
Nada de novo, Tanathos versus Eros, Mal e Bem, e por aí vai. Mas que sempre existe um pesadelo horrível que complementa nossos melhores sonhos, existe. Não há como evitar.

Sem comentários: