Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

4.4.12

O Sucesso de "Para Nossa Alegria"

Para as pessoas que moram em outro planeta e as pessoas do futuro que lerem este texto (talvez ele seja o único texto que sobre no mundo digital e seja tratado como uma bíblia, a referência do passado e da civilização humana, quem sabe?), "Para Nossa Alegria" é um vídeo curto que fez grande sucesso durante pouco tempo no Brasil. Família humilde em cenário humilde, sorridente, cantando desafinado música religiosa.  Se quiser, veja o vídeo aqui.


Quais as razões para o sucesso? Elenco algumas:

  1. Sorriso Social exagerado - Alguns estudiosos, como o Paul Ekman, analisam as expressões faciais humanas, e uma delas é o Sorriso Social. Sabemos distinguir do Sorriso Espontâneo, pois o Social parece meio "forçado". É algo que você espera do atendente do McDonalds, mas não gostaria de ver no rosto de sua namorada quando a pede em casamento.
    Os dois garotos forçam tanto o Sorriso Social que ele parece plastificado, e no exagero, rimos.
  2. A Mãe Séria - Enquanto o vídeo se desenvolve, podemos passear nossos olhos pela imagem, e aí prestamos atenção na figura da Mãe, sentada no meio dos garotos. O contraste da seriedade dela com o Sorriso Social dos garotos gera o estranhamento, que prepara para o que vem a seguir.
  3. A Garota Desafinada - Quando a abertura acústica do violão termina, a família começa a cantar, mas aí o inesperado acontece: A Garota desafina que dói. É impossível de entender o que ela fala. O garoto e a Mãe cantam normalmente, como se aquela desafinação fosse normal. Mais estranhamento.
  4. O Garoto Solta a Voz! - O Garoto, no momento do refrão, solta a voz. E canta bem, com um belo sorriso no rosto. E, para brindar o estranhamento absoluto, a Garota tem um ataque histérico de riso. A Mãe, incomodada, se levanta e vai embora, como se o Garoto tivesse feito algo errado. O único cara que está fazendo direito é, na situação, aquele que está desagradando, motivo de chacota e de rejeição. É possível entrever a barriga mole da Mãe enquanto ela sai do foco, indignada. Para terminar, a Mãe passa com a vassoura na frente da câmera, resmungando alguma coisa.
É assim que surge o riso! E as pessoas se matam de ver pois o vídeo vai acumulando estranhamentos e situações inesperadas, até que a risada da Garota, a Mãe indo embora e o Garoto cantando geram o riso.

Por outro lado, eles se tornam heróis, e depois do vídeo, são convidados a participarem de programas de televisão e entrevistas.

Se tornam heróis por terem conseguido, mesmo que involuntariamente, romper a difícil camada que separa os anônimos dos populares na nossa sociedade de hoje. De uma maneira tão singela e despretensiosa,  conseguem deixar de ser massa e se tornar alguém.

Sem comentários: