Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

1.4.12

Jogos Vorazes e a Difícil Arte de Crescer

Adultos certamente não entenderão a razão pela qual os adolescentes estão correndo desesperadamente para ver Jogos Vorazes nos cinemas. Quem assistir vai achar médio, com ritmo lento e uma mistura de George Orwell com Lady Gaga, anabolizado com um jeitão de BBB. 
Quem quiser ler a sinopse do filme, basta clicar aqui.
O filme trata de um ritual de passagem da juventude para a vida adulta, e o retrato mostra uma passagem sangrenta, difícil, onde poucos sobreviverão. Há enormes desigualdades sociais, romance e luta, mas a questão de encontrar um papel na sociedade e saber se posicionar se destaca.
Os adolescentes mergulharam no livro, e agora saúdam o filme como um fenômeno pós Harry Potter, uma trilogia a ser seguida.
O que eu pediria aos adultos em geral é que assistam o filme para ver como a garotada está encarando o ritual de passagem para o mundo adulto. O negócio é nervoso, tenso, agressivo. A sociedade com que se identificam e onde estão suas raízes está em colapso, e a que seria a sociedade almejada é de uma afetação kitsch, de sentimentos voláteis e emoções baratas, totalmente midiatizada.
O que vale a pena não é o filme ou o livro em si, mas parar para pensar na identificação que os adolescentes do mundo inteiro tiveram com ele. Assista e veja como hoje é difícil para os garotos enfrentarem o duro desafio de crescer.

1 comentário:

Nanda disse...

É vero, ainda não tinha pensado no filme como passagem (ou melhor seria como "trampolim") para a vida adulta. Acho que agora até assistiria o filme.