Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

26.7.13

Um dia todos os Zoológicos serão assim?














Fiquei impressionado com uma série de fotografias de um Zoológico na Índia: Como a poluição naquela região é absurdamente alta, toda a vida selvagem desapareceu. Florestas com árvores centenárias foram consumidas nas usinas de carvão, e as condições são tão precárias que os animais não conseguem respirar.
O que a companhia de energia fez? Criou um Zoológico cheio de estátuas. Não há nenhum animal vivo lá dentro, apenas as imagens dos animais que existiam no local (e outros bizarros, como dinossauros).

"O zoológico é um lembrete sombrio do relacionamento que agora existe entre o homem e a natureza", diz Tanvi Mishra, o fotógrafo que retratou o local.

Acho que deve ter muito eco-chato que é contra os Zoológicos que vai dizer: Que bom, é isto mesmo, animais não devem ficar em Zoológicos. Vamos libertar os bichinhos e correr na relva em câmera lenta enquanto toca uma música da Enya ao fundo.

Mas a pergunta que fica ao lermos notícias como esta é: Libertar onde? Se o ambiente de determinados animais está tão degradado que não possibilita a reinserção, o que fazer? Matar todos os Pandas? Porque não tem espaço mais na natureza para libertar os Pandas, fazer o quê?

Vamos deixar que estes animais desapareçam?

O grande problema que os Zoológicos gerenciam é que eles têm de cuidar de um problema que apareceu antes deles, e eles não são culpados disto. Eles fazem parte do processo de preservação de espécies, mas a parte que em alguns momentos não gostamos de lembrar. Já destruímos boa parte do planeta, e agora temos de lidar com o fato de que a sobrevivência de algumas espécies depende de manejo intensivo e reprodução em cativeiro. Este Zoológico na Índia faz a gente pensar bastante...

Falo isto como patrocinador e diretor da agência que cuida da comunicação da SZB - Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Brasil, e que têm um desafio enorme de estabelecer padrões importantes na manutenção dos animais num mundo cheio de problemas. Posso dizer que não é uma tarefa fácil a da SZB. Mas a briga que ela comprou é digna, e vamos continuar a sustentar este grande desafio.


3 comentários:

luiz pires disse...

Muito bom o post. Apesar de não trabalhar diretamente com os animais, pode em pouco tempo captar o espírito da conservação ex-situ.

Yara disse...

A SZB agradece tanto o patrocínio quanto o apoio e comprometimento com a causa. Ótimo texto :o)

Yara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.