Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

8.10.13

Dia da Criança - Por um dia de luta pelas crianças

Acho graciosa a ideia viralizada das pessoas mudarem suas fotos de perfil no Facebook durante a semana da criança. Podemos ver crianças de várias épocas e estilos, e entender um pouco mais a alma e a formação de nossos amigos. Há uma delicadeza na atitude, e tudo que é delicado é bom.
Mas ver aqueles rostos de crianças no Face obviamente me fez pensar um pouco... E imediatamente me lembrei da quantidade de crianças em situações inadequadas para elas, vítimas de guerras, de drogas, da pobreza, da violência e do descaso das autoridades.

Pode parecer meio piegas ou muito óbvio, mas este tipo de situação nunca está tão longe da gente. Durante uma ação que desenvolvemos para um cliente na nossa agência fomos distribuir cobertores no dia mais frio do ano aqui em SP. Num determinado momento entramos dentro de uma ponte (como elas são ocas, o pessoal usa para construir verdadeiros condomínios lá dentro, neste moravam umas 30 pessoas pelo menos). Batendo papo com os moradores, começaram a aparecer as crianças, curiosas com as pessoas estranhas que estavam dentro da casa delas. Eram uma meia dúzia, de idades entre três e oito anos.



 
 

Uma das garotas que estava distribuindo cobertores com a gente reparou que o menorzinho estava sem sapato. Na verdade ele estava descalço, na noite mais fria do ano, andando num chão molhado que exalava um cheiro de urina e fezes. Aí ela disse para ele: "Vai colocar seu chinelo! Está muito frio". E ele disse: "Tia, eu não tenho chinelo".

Esta criança de três anos de idade que não tem chinelo mora a seis quadras da minha casa.
As crianças que são dependentes químicas de crack e cola moram a poucas quadras de minha casa, na Cracolândia.
As crianças que trabalham em olarias ou em carvoarias moram em outros estados, do lado do estado em que moro.
As crianças que trabalham colhendo e cortando  mandioca moram em estados colados aos estados do lado daquele onde moro.
As crianças-soldados carregando seus rifles e matando outras crianças moram no continente ao lado do continente em que moro.
As crianças que são vendidas por centavos moram num continente do lado do continente onde moro.

Depende de como enxergamos o mundo as coisas podem parecer mais próximas ou mais distantes. Eu, a cada dia mais, acho que os abusos contra crianças estão cada vez mais perto de nós, e que ao ignorarmos o fato, estamos sendo coniventes com a situação.

Nesse sentido, a brincadeira de trocar de fotos para "comemorar" a infância no FB me parece pouco relevante, esvaziada de sentido. Como adulto que sou, cabe a mim de alguma maneira intervir. E, se for para colocar uma foto em meu perfil, vai ser de uma destas crianças que estão próximas de mim.

Sem comentários: