Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

31.10.12

Voltar a se Encantar com o Mundo (e com Você)


Durante um ótimo happy hour com Fábio Betti, amigo querido e consultor cada vez mais especializado em comunicação face-a-face, surgiu o assunto da Paixão. Não aquela entre um ser humano e outro, mas sim a questão de se sentir "Encantado" por algo.

Estava comentando sobre meus estudos, e ele sobre os dele. Atualmente, além de minhas pesquisas sobre cognição, comportamento e mercado, resolvi, meio que por impulso, a voltar a estudar Filosofia. E Heidegger apareceu como um tsunami, me fazendo pensar profundamente sobre as questões da existência. 

O Fábio estava (já está a um certo tempo) encantado com o Humberto Maturana, pensador/biólogo, e ficamos discutindo sobre como é bom sentirmos este "Estado de Graça" a que somos levados quando saímos do "interesse" por algo  e passamos a entregar um sentimento a este algo.

Apesar das diferenças (entre mim e o Fábio e entre Heidegger e Maturana) ficou claro que estávamos encantados com o Existir, com coisas simples, com trocar os óculos usados para enxergar a realidade e mudar nossa percepção daquilo que nos rodeia.

Como nós dois temos mais ou menos a mesma idade, percebo de fundo em nossa conversa um outro tema, que é como fica difícil se encantar quando envelhecemos. Precisamos evitar a todo custo uma sensação de "já vi isto", "já conheço isto", "já passei por isto".
Não, meu amiguinho, você nunca viu isto. O que você viu foi semelhante, mas não igual, e quando viu você era outro. Nossas personalidades são líquidas, e não sólidas. O mundo parece ser muito mais sólido do que é, mas estamos cercados de outras pessoas, com personalidades tão líquidas quanto as nossas. Portanto, se der para jogar o óculos de "eu já vi tudo" e deixar se encantar com a vida, ela vai oferecer inúmeras oportunidades de encantamento.

E o encantamento é muito saudável, pois traz o frescor do novo associado com o prazer da descoberta. Tudo isto regado a emoções positivas. Quer alguma coisa melhor do que isto?

Não espere muito para deixar se encantar pelas coisas. Cuidado para não embaçar os óculos com que enxerga a realidade, senão o que você vai ver é só "mais do mesmo". E no caso, o mais do mesmo não é o mundo, infelizmente é você...

3 comentários:

NCSM disse...

Olá, Bender! Adorei esse texto! Me lembrou de quando li "O mundo de Sofia" em que que o Alberto Knox fala exatamente isso, ao envelhecermos, perdemos essa capacidade de nos encantar com as coisas, tudo já parece normal, nada mais é novidade, e essa qualidade é inerente às crianças e aos filósofos. Não sei se você já leu esse livro.

Gizéli Belloli disse...

Bender, por conta de conhecer o Fabio Betti e toda a energia que o envolve, fui espiar teu texto! Amei e achei que precisava te agradecer! Ganhastes uma fã (e rapidamente!). Grande abraço!

Unknown disse...

Obrigado Gizéli! Que bom que gostou. Seja bem-vinda ao meu blog!

Oi Natália, sabe que nunca li O Mundo de Sofia? estou parecendo o Sílvio Santos: "Minhas filhas leram e gostaram muito"... :o)