Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

18.5.12

Você é contra as Touradas?

Uma das coisas que mais mobiliza pessoas na Internet é o cuidado com os animais. Denúncias de gente malvada que faz atrocidades com bichos são constantes nas redes sociais e nos blogs.
Uma das brigas políticas que aconteceram com sucesso dos defensores dos animais foi contra as Touradas, um tipo de espetáculo onde o toureiro evita os ataques do animal e vai dominando a situação até o momento em que mata de vez o touro.
Do ponto de vista da tradição a Tourada é um ritual mais que milenar. Variações dela existem em inúmeras épocas e povos espalhados pelo mundo. Não há nada de novo na Tourada, mas sim na maneira de se ver a Tourada.
Do ponto de vista simbólico a Tourada é riquíssima e poderosa: É um ritual místico do embate do homem contra as forças da natureza, realizado coletivamente onde um dos homens vai de encontro ao animal e demonstra todo o seu poder ao derrotar um animal muito maior e mais forte do que ele. Este homem realiza este ato de bravura e todos ao redor estão representados nele.


Por outro lado, a indústria da carne cresceu de uma maneira descontrolada. Só no Brasil um dos maiores frigoríficos do mundo abate em torno de cinquenta mil cabeças de gado por dia, o que dá uma média de um milhão de animais transformados em bife por mês.


Há raríssimas imagens destes processos: os frigoríficos não são bobos e sabem que se forem divulgadas imagens destes animais desesperados em fila sendo mortos têm gente que não vai se animar a pedir hambúrguer na lanchonete.
Em compensação há inúmeras imagens de touradas, já que elas povoam o universo simbólico da humanidade.


E aí, a loucura coletiva: Grupos de defesa dos animais lutam para extinguir as Touradas, comunidades se mobilizam contra este tipo de mau-trato, mas deixam que a indústria da carne transforme vida em bife sem problemas. Em escala de centenas de milhares de animais mortos por dia.


Ah, alguns dirão, mas estes animais são fundamentais para nossa alimentação, precisamos comer! Mas eu pergunto: E o alimento simbólico da Tourada? A força do homem, o símbolo da fertilidade, o embate entre forças desiguais, o culto à destreza e agilidade que ela representa? Não é alimento também?


Não seria mais interessante vivermos num mundo onde preparamos grandes touros para lutarem conosco ao invés de vivermos num mundo onde preparamos bois gordos para serem comidos? 

Sem comentários: