Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

27.3.12

Bulimia Cultural

Nossa sociedade sofre de um transtorno facilmente categorizável: A Bulimia Cultural.
Como se configura este distúrbio? Na incapacidade de digerir os dados, impedindo a digestão da informação e impossibilitando a geração de conhecimento.


Isto se dá pelo fato de sermos cada vez menos capazes de agirmos de forma seletiva. Há informação demais, e somos demandados a tomar conhecimento de tudo, ou quase tudo. Não somos obrigados, mas parece que somos.


Quer um exemplo? Eu não assisto Televisão. Perdi o hábito, de vez em quando fico admirado olhando na casa dos outros, ou em vitrines de lojas. Mas não assisto. Sei dos incríveis seriados americanos, dos BBBs, das novelas, mas não acompanho nada.
E posso garantir que quando falo isto para as pessoas há um silêncio absoluto na sala. É aquele momento em que te olham como se fosse um espécime isolado, um Mogli, um Kasper Hauser. Só vi este mesmo olhar no rosto das atendentes do Mc Donald´s, quando minha irmã vegetariana pede um Big Mac sem hambúrguer...


O fenômeno não é novo, faz tempo que o pessoal lê resumos, quer seja da Bíblia ou de Iracema (para fazer prova), ou vê o filme para não precisar ler o livro, e por aí vai.


Digestão é um negócio complicado, exige sangue, oxigenação, paciência. Engolir e Cuspir é mais rápido, e tecnicamente não contaminante, ou seja, não precisamos depois ficar pensando nos fatos durante tempos. O conhecimento é mais ou menos como o Pimentão, que fica conversando com a gente durante um tempão depois de ter sido engolido.


Uma  hora isto vai ter de parar, pois a Bulimia Cultural impede que o corpo e a mente se reponham de sais minerais fundamentais, que precisam ser ingeridos e processados lentamente, mesmo que a vida seja curta.

Sem comentários: