Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

10.1.14

Como respeitar um morador de rua?

Uma das grandes histórias que ouvi. Um grupo de alunos da FAU-USP foi fazer um ensaio fotográfico na Praça da Sé. O grupo observa a Matriz, os monumentos, as esculturas. De repente encaram a "realidade":
Um monte de moradores de rua. Uma das meninas tira uma foto. No que ela tira a foto, o morador de rua se aproxima dela com cara desconfiada.
Por que tirou uma foto minha? Pergunta o morador de rua.
A estudante da FAU fica meio sem saber o que falar.

Por que tirou uma foto minha? O fato de eu estar aqui nesta situação não significa que eu não seja alguém. Estou na rua, mas sou uma pessoa, com sentimentos, vontades, desejos, continuava o morador de rua, para espanto da estudante.

Sem saber o que fazer, a pobre garota saca uma nota de cinco reais e estende para o morador de rua.

Você quer comprar minha dignidade com isto? Quem te deu o direito de achar que pode comprar minha dignidade com cinco reais? Tira uma foto minha, nesta situação, e vai fazer o que com a foto? E quer me pagar com dinheiro? Você acha que dinheiro compra minha dignidade?

A moça, totalmente sem saber o que fazer, pergunta: O que eu posso fazer para me redimir? Não era minha intenção, desculpe, não queria ofender.

O morador de rua responde: Pode ficar com a foto, mas me trate como ser humano.

Como posso te tratar como ser humano? pergunta a garota.

Me dê um abraço, e está tudo bem. E o morador de rua abre os braços.

A jovem de classe média alternativa, culta (acostumada com o sucrilhos no prato, como diria o Criolo) olha para a situação: O cara não tomava banho fazia uma década, todo sujo, e inevitavelmente fedido. Fica na dúvida: Vai ou não vai?
Pensa na formação humanista, na igualdade que aprendeu nas escolas moderninhas, e abre os braços na direção do morador de rua.

O morador de rua abraça a jovem intensamente. No meio daquela situação o sujeito aperta mais o abraço, chega mais perto dela e diz, sussurrando em seu ouvido:

Gostosa.....

(O Alvaro Giansanti que me contou esta pérola. Por sinal usei uma foto de carnaval para ilustrar o post por razões óbvias)

Sem comentários: