Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

10.7.13

O Melhor Oftalmologista do Mundo

Um dos meus colegas de mestrado é um famoso oftalmologista em sua cidade. Todos querem se consultar com ele. Ele é um especialista no Cortex Visual, que processa as informações que os olhos captam.
Existem inúmeros tipos de cegueira. Você pode não enxergar por problemas na "captação" da imagem, ou seja, problema nos olhos. Mas você pode não enxergar por causa do sistema que "lê"  e organiza as imagens, que fica no Cortex Visual. Existem cegueiras por trauma, e são mais comuns do que imaginamos. Uma pessoa presencia algo tão inesperado e chocante que a mente bloqueia a visão, e ele pode deixar de enxergar durante muito tempo por causa disto.

Meu colega contou que a sua fama veio do fato de ser oftalmologista do exército, ele fazia perícias e laudos, para comprovar se alguém era ou não cego. É muito difícil descobrir se alguém é cego, afinal de contas, como podemos provar?

Uma das coisas que ele faz é checar a atividade cerebral do Cortex Visual. Existem máquinas para isto. Se você gera estímulos visuais e a pessoa está processando os dados recebidos, muito provavelmente ela está enxergando. A não ser que seja cegueira por trauma, que é possível de identificar por consulta com um psicólogo.

Como alguns acidentes acontecem no exército, e os soldados "alegam" cegueira depois de, por exemplo, terem os olhos inundados por óleo de motor, o soldado é mandado para uma consulta no oftalmologista. E geralmente o soldado vai, tristonho, acompanhado de familiares, ao consultório do meu colega.

Quando meu colega detectava que o soldado, na verdade, estava tentando uma aposentadoria precoce ou se livrar do alistamento militar, ele pedia para os familiares saírem e abria o jogo:

- Meu amigo, parece que você está enxergando, e diz para os outros que não enxerga. Eu vou escrever um laudo falando sobre isto, e provavelmente vai te trazer problemas... O que podemos fazer nesta situação?

O sujeito pensava, pensava, e a única solução era tomada...

O cara começava a gritar, eufórico. A família, assustada, entrava correndo no consultório. Dentro, o soldado, chorando, agradecia o meu colega.

- O senhor é milagroso! Voltei a enxergar! Estou enxergando tudo!!

A família abraçava, chorava, mandava bolo depois, aquela festa.

É uma maneira curiosa de fazer reputação, mas meu colega pelo menos se diverte com isto...

Sem comentários: