Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

27.3.13

Caro Coelho da Páscoa: Diga para seu chefe que não vou dar dinheiro para ele este ano

Querido Coelho da Páscoa da Indústria Brasileira que gosta de ganhar muito, muito dinheiro nas datas comemorativas,

Não vou comprar ovos este ano, e ponto. A partir de agora as pessoas ao meu redor vão ter de se acostumar que o mercado não define o que eu vou comprar, mas sim eu defino. Não quero mais entrar neste tipo de arapuca em nome de uma data religiosa.

Na época de Cristo coelho botava ovo? Cristo falou "Abençoado seja o ovo marrom que sai de dentro do coelho"?

O sentido simbólico da Páscoa é a Renovação, muito mais antigo que o cristianismo ou o judaísmo, herança pagã que celebra o final do Inverno e a entrada da Primavera. É o Florescer que se celebra, as plantas desabrocharem, a beleza cíclica da vida.

Apesar de ser a entrada do Outono no Brasil (diferente do hemisfério norte), a celebração da Renovação é um rito lindo, e vou comemorar com os queridos. Mas não vou pagar centenas de reais para isto. Mesmo sendo chocólatra. Cansei do abuso deste modelo do mercado brasileiro que mais parece um cartel do que livre concorrência. Os preços só sobem, e sabe por que? Porque todo mundo compra.

Pois eu não vou comprar. Simples assim. Vou é celebrar a renovação da vida, vou agradecer as coisas misteriosas que não compreendemos e a dádiva de estar vivo e compartilhar as coisas boas da vida. E isto dá para fazer sem entrar no jogo do mercado.

Sem comentários: