Let´s Go!

Let´s Go!
Let´s Go!

3.7.12

Shut Up! Ajudando os Pobres

Seguindo a minha saga de ser uma pessoa incapaz de fechar a boca, mais uma pequena história das bobagens que falo por aí.


Uma vez, quando trabalhava num colégio bastante elitizado, tive a oportunidade de conhecer a ONG responsável pelos projetos sociais de lá. Era semana de planejamento, todos os professores reunidos num salão, e uma senhora começou a falar:


- Antigamente, aqui na frente do colégio, era uma grande favela, com esgoto a céu aberto e muita miséria. Nossos alunos chegavam e tinha toda aquela pobreza, e resolvemos intervir. Começamos uma série de melhorias no local, blábláblá... (e foi listando uma série de atividades desenvolvidas ao longo do tempo).


Quando ela terminou, eu pedi a palavra...


- Gostaria de parabenizar o trabalho da ONG e o esforço, pois o resultado é espantoso! Posso ver que este tipo de intervenção funciona: Hoje o local mudou muito, pois os conjuntos residenciais são lindos, com excelentes apartamentos e áreas gramadas!


Os pobres tinham sido obviamente transferidos para outro local, com a expansão imobiliária na região, e, onde era uma favela, agora tinha prédio com apartamento de dez milhões de dólares e milhares de metros quadrados por unidade.
Nem preciso dizer que depois desta nunca me chamaram para fazer projeto social por lá...

1 comentário:

Anónimo disse...

Falae Bender, é o Guilherme sou seu ex-aluno da fecap. Eu li o texto e lembrei de outro que você postou ja faz um tempo sobre estarem recolhendo cobertores e abrigos dos moradores de rua, eu acho que SP esta se tornando uma cidade pior a cada dia que passa em todos os sentidos, tiraram os cobertores e agora a sopa.
Eu acho que o estado esta praticando eugenia homeopática bem na frente dos nossos narizes inertes, bom é isso.
Eu queria dizer que gosto dos textos e aprecio os pontos de vista, abraço.