O exemplo de hoje é um liquidificador da Electrolux, ótima marca, mas infelizmente a campanha desandou...
Qual é o raciocínio da campanha? Posicionar o produto dentro de um contexto que seja moderno, gere interesse nas pessoas e tenha aderência com as características do produto. Deste ponto de vista, a estrutura está perfeita!
Em cena, um comediante de stand up tenta fazer piadas enquanto o barman faz um suco num liquidificador barulhento. Quando o comediante percebe que o show vai acabar por causa do barulho, ele dá de presente para o barman um liquidificador silencioso, e o show continua com o comediante feliz e todos rindo.
Mas então qual é o problema? A mensagem foi passada, a estratégia está boa... Mas o roteiro, a produção e a direção acabam atrapalhando um potencial viral (disseminação pelos próprios internautas), e a campanha fica com cara de falsa, de simulação. Por que?
Por uma questão de linguagem.
O vídeo ficou com cara de propaganda de televisão, não com cara de YouTube. Seria necessária uma linguagem que induzisse o público a uma percepção de improviso, mais ágil nos cortes, mais "câmera na mão". O comediante conta as piadas sem passar nenhuma sensação de improviso, parece tudo muito ensaiado. E o acabamento da imagem denota uma forte pós-produção. Sabe as novelas da Globo depois daquele Photoshop em tempo real, que deixa a pele de todo mundo lisinha? O Tutancâmon pareceria uma criança numa novela da Globo.
Pois é, a sensação é esta. E aí fica parecendo que foi um comercial inserido no YouTube, algo que não é nativo da Internet, falta a linguagem da Web para a campanha.
Isto sem contar os comentários falsos que são postados provavelmente por gente paga para escrever. Se vocês lerem verão como a campanha se torna mais falsa e mais estranha ainda. É uma simulação, e fica visível esta simulação. Conclusão? Uma boa ideia se vira contra a marca, que parece tentar iludir seus potenciais clientes.
Já viu velho que quer parecer jovem? Que usa gíria errada, umas roupas descoladas, cabelinho da moda, mas que não engana ninguém?
Electrolux, cuidado com a campanha, ela atrapalha mais do que ajuda....
Veja por si mesmo.
2 comentários:
também achei ruim e fake, mas o vídeo tem 150.000 views, acho que valeu.
É campanha com esteróides, mete um monte de links patrocinados e divulga que vai...
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