Quais as razões para o sucesso? Elenco algumas:
- Sorriso Social exagerado - Alguns estudiosos, como o Paul Ekman, analisam as expressões faciais humanas, e uma delas é o Sorriso Social. Sabemos distinguir do Sorriso Espontâneo, pois o Social parece meio "forçado". É algo que você espera do atendente do McDonalds, mas não gostaria de ver no rosto de sua namorada quando a pede em casamento.
Os dois garotos forçam tanto o Sorriso Social que ele parece plastificado, e no exagero, rimos. - A Mãe Séria - Enquanto o vídeo se desenvolve, podemos passear nossos olhos pela imagem, e aí prestamos atenção na figura da Mãe, sentada no meio dos garotos. O contraste da seriedade dela com o Sorriso Social dos garotos gera o estranhamento, que prepara para o que vem a seguir.
- A Garota Desafinada - Quando a abertura acústica do violão termina, a família começa a cantar, mas aí o inesperado acontece: A Garota desafina que dói. É impossível de entender o que ela fala. O garoto e a Mãe cantam normalmente, como se aquela desafinação fosse normal. Mais estranhamento.
- O Garoto Solta a Voz! - O Garoto, no momento do refrão, solta a voz. E canta bem, com um belo sorriso no rosto. E, para brindar o estranhamento absoluto, a Garota tem um ataque histérico de riso. A Mãe, incomodada, se levanta e vai embora, como se o Garoto tivesse feito algo errado. O único cara que está fazendo direito é, na situação, aquele que está desagradando, motivo de chacota e de rejeição. É possível entrever a barriga mole da Mãe enquanto ela sai do foco, indignada. Para terminar, a Mãe passa com a vassoura na frente da câmera, resmungando alguma coisa.
É assim que surge o riso! E as pessoas se matam de ver pois o vídeo vai acumulando estranhamentos e situações inesperadas, até que a risada da Garota, a Mãe indo embora e o Garoto cantando geram o riso.
Por outro lado, eles se tornam heróis, e depois do vídeo, são convidados a participarem de programas de televisão e entrevistas.
Se tornam heróis por terem conseguido, mesmo que involuntariamente, romper a difícil camada que separa os anônimos dos populares na nossa sociedade de hoje. De uma maneira tão singela e despretensiosa, conseguem deixar de ser massa e se tornar alguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário